ACADEMIA DE GINÁSTICA

APRESENTAÇÃO. A palavra ginástica vem do grego gimnos, que quer dizer nu. Mas desde a Grécia a ginástica mudou muito, atualmente todo mundo sabe que ginástica faz bem à saúde e deixa o corpo "sarado". Mesmo assim muita gente não se mexe por uma razão elementar. Fazer exercícios é chato. Chato, não, chatíssimo. A atividade física na maioria das vezes é repetitiva, o tempo custa a passar e o que não falta é desculpa para desistir logo nos primeiros meses. De qualquer modo, tudo pode ficar suportável quando se tem companhia. Academia de ginástica é a solução.

MERCADO. A valorização dos atributos estéticos harmoniosos e a busca por uma vida mais saudável, confirmam a expectativa de que o mercado da atividade física desponta como uma das maiores tendências de comportamento para o século 21. Pesquisas científicas, cada vez mais, confirmam o papel da atividade física no combate a doenças, estresse e sedentarismo, responsáveis pela queda da qualidade de vida, baixa estima e redução do potencial físico e intelectual do ser humano.

LOCALIZAÇÃO. Áreas residenciais ou comerciais onde haja alta concentração de renda são ideais.

ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área disponível de 300 m², que deverá ser distribuída da seguinte forma:
- Recepção, secretaria, vestiários, lanchonete, lojinha;
- Salas de Aula: Deverão apresentar cerca de 60 m², e serão utilizadas para aulas de ginástica, dança e musculação. É fundamental que essas salas tenham iluminação adequada, sistema de ventilação natural, sistema de som, espelhos, apoiadores parta exercícios de barra e piso antiderrapante em superfície totalmente plana. Fuja de carpetes ou forrações escorregadias, bem como superfícies deformadas e ainda de aparelhos de ar condicionado ou ambientes onde haja vedação total;
- Vestiários: Devem ser instalados próximos às salas de aula e também próximos à sala de natação;
- Duchas e Armários: A quantidade deles deverá ser proporcional ao número previsto de alunos;
- Piscina: Optando por oferecer essa atividade, não esqueça que ela deverá oferecer sistema de aquecimento da água, bóias e sistema de segurança, bordas da piscina em acabamento antiderrapante e pranchas salva-vidas.

EQUIPAMENTOS. São vários os equipamentos, lembrando que eles podem variar de acordo com a metodologia adotada pela academia. Alguns deles são:
- Esteiras abdominais;
- Bicicletas ergométricas;
- Supinos(aparelhos para peito);
- Pec-deck;
- Cadeiras romanas;
- Pull-over(aparelhos para costas);
- leg press;
- halteres;
- Barras;
- Anilhas;
- Porta barras;
- Steps, entre outros.
- Móveis e equipamentos de escritório (computadores, fax e etc..).

INVESTIMENTO. O investimento para implantação de uma academia de ginástica varia de acordo com a estrutura a ser instalada, sendo este em torno de R$ 80 Mil.

PESSOAL. O quadro de pessoal deverá contar com:
- Professores de dança;
- Professores de musculação;
- Professores de educação física;
- Professores de dança;
- Estagiários (que podem atuar como assistentes dos professores);
- Secretárias;
- Faxineiras.
Lembre-se que a qualidade de serviço de uma academia decorre do nível de qualificação dos professores. Para a exercer a profissão, todo instrutor de esportes deverá ter concluído, em território nacional, curso universitário de educação física. Especializações em práticas de aeróbica e musculação podem ser adquiridas em treinamentos específicos de mestrado em instituições universitárias (constituem-se em módulos de aperfeiçoamento profissional elaborados especialmente para professores).
Optando por oferecer cursos de natação, não deve-se esquecer da obrigação de que eles devem ter concluído curso de salva-vidas concedido pela prefeitura e órgãos públicos ligados à saúde, lazer e esportes. Professores de dança, por não terem obrigatoriedade de diploma universitário para prática profissional, devem ter especialização em pelo menos duas modalidades, através de licenciatura obtida em companhias de dança. Importante ressaltar que todos os professores e monitores da academia devem ter curso de Primeiros Socorros, para atendimentos de emergência.

PÚBLICO-ALVO. São pessoas das mais variadas idades, basicamente das classes média e alta, de acordo com as atividades oferecidas pela academia.
Clientes Alternativos: Públicos específicos também podem estar sendo observados, como por exemplo grávidas e deficientes, lembrando que nestes casos devem ser feitas algumas adaptações.

ATIVIDADES. São muitas e o empreendedor poderá oferecer todas ou selecionar apenas algumas, tais como:
- Ginásticas de Prática Coletiva (aeróbica, ginástica rítmica, localizada, ginástica físico-terapêtica);
- Ginásticas de Prática Individual (musculação, natação, fisiculturismo), dentre outras.
Atualmente surgiram novas modalidades de exercícios, tais como:
* Aerodança. Apropriada para quem foge da monotonia , a idéia é queimar calorias dançando. Os ritmos vão do axé ao tecno e, última novidade, às músicas country.
* Aeroboxe. Mistura aeróbica com movimentos inspirados nas lutas de boxe e nas artes marciais, os alunos simulam combates, desferindo socos e pontapés no ar.
* Body Pump. Repetição dos movimentos das aulas de musculação ao ritmo de músicas sempre muito agitadas. Os exercícios, padronizados, não variam de uma academia para outra.
* Deep Water. Suspensos por um colete flutuante na parte funda de uma piscina, os alunos desta modalidade de hidroginástica fazem movimentos totalmente livres de impacto.
É recomendada para pessoas com problemas nas articulações e contribui para a melhoria da postura.
* Fit-Ball. É uma das modalidades mais apropriadas para os iniciantes, combina movimentos que aprimoram a capacidade de alongamento dos músculos com exercícios de ginástica localizada.
* Spinning. São aulas de ciclismo em ambientes fechados nas quais bicicletas ergométricas simulam as condições dos percursos ao ar livre (as bicicletas são programadas para alternar os níveis de esforço correspondentes a subidas, retas e descidas).

ESTRATÉGIAS DE MARKETING. A grande concorrência faz com que as academias procurem ofertar os mais diversos tipos de atividades, além é claro a busca constante de novidades, desta forma o empreendedor deve estar sempre buscando novidades atrativas, tais como:
- Incentivar a Matrícula de Duplas: Onde o aluno e uma pessoa indicada vão pagar uma mensalidade e meia, e não duas;
- Estimular o “ALUNO SAZONAL”: Adotando estratégias para manter alunos no inverno, já que neste período começada a baixa temporada.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas outras leis devem ser de conhecimento do futuro empreendedor, tais como:
- LEI Nº 9.696 DE 01/07/98. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
- RESOLUÇÃO Nº 218 DE 06/03/97. O Conselho Nacional de Saúde reconhece os Profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde.
Para maiores informações consultar o Conselho Federal de Educação Física.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Av. Franklin Roosevelt, 39 - Sl.1113 - Castelo - Rio de Janeiro - (RJ)
20021-120
Tel.(21) 2220 3778 / 2544 5823 / 2262 8731 / 2262 8716
http://www.confef.org.br/

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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