CONFECÇÃO DE CRACHÁS

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor da economia: Secundário
Ramo de atividade: Indústria
Principais produtos: Confecção de Crachás

APRESENTAÇÃO. Cartão com dados pessoais que se usa para fins de identificação ou controle, em empresas, congressos, feiras, os crachás, em suas versões mais atuais, são a vanguarda da tecnologia de identificação, eles caracterizam a solução mais segura para todos os segmentos que necessitam de controle de acesso de identificação.

MERCADO. O mercado é amplo e inclui cidades de qualquer porte, desde que abriguem um número expressivo de empreendimentos.

ESTRUTURA. Este empreendimento não exige uma área muito grande, 20 m² é o suficiente para se manter a linha de produção.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Computadores;
- Câmeras digitais fotográfica ou de vídeo;
- Software para produção de carteira;
- Impressoras de termotransferência;
- Prensas tipográficas;
- Móveis e equipamentos do escritório (Fax e telefone), etc.

INVESTIMENTOS. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

PESSOAL. O número mínimo de pessoas trabalhando é de 2 pessoas: o dono e 1 ajudante com conhecimentos de informática.

MATÉRIA PRIMA. Os cartões magnéticos são fabricados a partir de lâminas de PVC, abs ou poliéster com a aplicação de uma fita magnética, semelhante as fitas cassetes.

CLIENTES. Os principais clientes são : Bancos, hotéis, indústrias, clubes, academias de ginástica, magazines, agências, hospitais, escolas e universidades, bares e restaurantes, e etc.

PERFIL DO EMPREENDEDOR. A confecção de crachás e cartões é uma boa idéia para quem tem conhecimentos de editoração eletrônica, pois há programas de computador específicos para a criação dessas peças de identificação pessoal.

O PROCESSO DE CONFECÇÃO. A duas formas de confecção de crachas, que pode ser através da impressão em relevo, que é feita com prensas tipográficas próprias para cartões de crédito, ou através da impressão sem relevo, que é feita através de trabalhos gráficos com impressoras (fargo) de transferência térmica para impressão a cores ou PB sobre cartões em pvc, abs ou poliester, sendo este último o mais utlizado atualmente e por isso merece destaque.
No processo informatizado de confecção de crachás, uma câmera de vídeo ligada a um computador, por sua vez ligado a uma impressora de termotransferência compõem o equipamento básico. Uma vez definido o layout da identificação, as fotos são digitalizadas e as informações variáveis (nome do funcionário, cargo, departamento, etc.) são importadas do banco de dados que o cliente já possui. Então, todos esses dados são impressos em cartões de PVC, finalizando o crachá.

PROPAGANDA. É preciso investir em divulgação, inclusive mandando amostras para os interessados.

LEMBRETES IMPORTANTES. Alguns lembretes importantes:
- Para garantir a qualidade e atrair clientes, será necessário investir em equipamentos modernos e no acabamento final dos produtos;
- Oferecer diferenciais, tais como: Colocação de fotos digitalizadas em crachás e cartões de clubes, escolas, planos de saúde, etc., e criação de layouts personalizados.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Fornecedores
Equipamentos
Máquinas
ActionCard - Comércio de Cartões e Plásticos Ltda
Rua Fábia, 442 - 2o. Andar - Lapa - São Paulo - (SP)
05051-030
Tel. (11) 3672 8444

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br




Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil