LOCADORA DE GAMES

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor: Comércio e Serviço
Tipo de Negócio: Locação de fitas de games

APRESENTAÇÃO. Não há criança ou adolescente que não sinta atração pelos encantos dessa tecnologia, que trás para a tela da tv personagens fantásticos, paisagens extraterrestres, naves espaciais, combates mortais, etc..
A locadora de games segue o mesmo estilo da vídeo locadora. O empresário pode lançar mão do sistema de empréstimo e devolução, impondo o tempo da locação de acordo com a demanda para certos títulos

MERCADO. O constante aprimoramento dos recursos de informática cria um campo que vem crescendo, desde o final da década de 80, que é a locação de fitas de vídeogames, ou cartuchos como são conhecidos e, mais recentemente, de CD's.
Atualmente este mercado esta enfatizado pelos jogos interativos e em três dimensões.

INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Videogames;
- Acessórios (joysticks, cabos, arcades, etc.);
- Acervo de títulos de jogos;
- Tv’s de 20 polegadas;
- Mesas-consoles;
- Balcão, expositores e cadeiras;
- Computadores, fax e telefone, etc..

MÃO DE OBRA. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, é válido lembrar que a estrutura básica deve contar com o dono, atendentes e monitores.

PERFIL DO CLIENTE. Há todo o tipo de usuário de games, desde o público infantil que, ao contrário do que se pode esperar, não consome somente os títulos indicados para sua faixa etária, mas também aqueles considerados violentos e desaconselháveis para os pequenos, os adolescentes e jovens, que mantém preferência pelos games de lutas corporais, combates espaciais e aventuras em geral e, finalmente, o público adulto que prefere os jogos de raciocínio, mas não dispensa os de aventura e, até mesmo, os que contém cenas de sexo (quanto a esses, caso opte por fornecê-los, devem ser recusados aos menores de 18 anos e não devem ficar expostos à altura dos olhos dos pequenos, para evitar problemas com a fiscalização).

A LOCAÇÃO. O prazo de locação das fitas irá variar de acordo com os lançamentos, ou seja, os lançamentos recentes podem ser locados por 24 horas, temas antigos, 48 horas, mas, em geral, se conta o prazo de acordo com a quantidade de fitas ou CD's que o cliente vier a locar.
É imprescindível a manutenção de um cadastro completo dos clientes que, quando menores de idade, somente poderão efetuar as locações com a anuência dos responsáveis, como forma de garantir a devolução das fitas e CD's ou a reparação de danos causados nos mesmos. Os seus endereços devem ser confirmados sempre e as regras definidas para a locação devem ser esclarecidas no ato da confecção do referido cadastro e antes da primeira locação ou pagamento de alguma taxa, caso houver.

O ACERVO. A revolução tecnológica impõe a renovação do acervo, tendo em vista que, em alguns casos, os fabricantes de consoles de games modificam suas especificações técnicas, como estratégia de vendas de novos cartuchos, o que força os usuários a procurarem por estes no mercado. Por isso, o empreendedor deve ter em mente que a loja terá que dispor de ampla variedade de títulos, compatíveis com os mais diferentes tipos de vídeogames, e estar preparado para isso, mantendo-se bem informado acerca dos lançamentos, firmando parcerias com fornecedores e, até mesmo, com usuários que, geralmente, sabem mais que os próprios vendedores, pois estão sempre ávidos por novidades, lêem revistas especializadas e, em alguns casos, adquirem novos jogos pela Internet (os chamados share ware, disponibilizados pelos fabricantes em partes, e que, se fizerem sucesso, são lançados definitivamente no mercado de games).
Até mesmo Fazer viagens periódicas aos grandes centros distribuidores como São Paulo e Miami, para manter-se atualizado e adquirir novos títulos é aconselhável.

FATORES DE SUCESSO DO EMPREENDIMENTO. Alguns fatores que influenciam no sucesso do empreendimento.
- O bom relacionamento que será estabelecido entre o empreendedor e seus clientes. A confiabilidade dos produtos oferecidos é o que determinará a aproximação de ambos;
- Adquirir frequentemente novos jogos, mantendo o acervo em linha com o que é mais procurado pelos clientes;
- Oferecer outros produtos na locadora de games, tais como: consoles para cartuchos de todos os tipos; sistema de empréstimo de consoles; consertos de pequenos defeitos em aparelhos de terceiros; entregas de cartuchos em domicílios; venda de acessórios, revistas especializadas, cd room’s, adesivos plásticos com os motivos dos games, etc..

LEMBRETE IMPORTANTE. O empresário deve optar por fornecer somente títulos originais, com selo se autenticidade do fabricante, para segurança dos usuários, que podem ter seus equipamentos danificados pelo uso de fitas “piratas”, e de sua própria, tendo em vista as duras penalidades impostas pela lei de direitos autorais, que regula esse mercado, além do controle que pode ser feito na devolução do material locado.
Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
O conhecimento por parte do empreendedor de algumas legislações que regem esta atividade, é outro fator importante, legislação esta:
- Lei de direitos autorais nº 9.610/98. Substitui a Lei 5988/73, entra em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. , assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão.
Entidades
SEPIN – Sec. de Política de Informática e Automação (Mistério da Ciência e Tecnologia)
Esplanada dos Ministérios,BL E, sala 278, Brasília - (DF)
70067-900
Tel. (61) 317 7964/317 7900/ 317 7500

Endereços na Internet:

Site da Fundação de Amparo a Pesq. do Estado de São Paulo.
http://www.fapesp.br

Ministério da Ciência e Tecnologia
http://www.mct.gov.br

Site informativo
http://www.fliper.com.br/

Site informativo
http://www.zaz.com.br/games/

Site informativo
http://www.uol.com.br/jogos/
BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br




Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil