LOJA DE FRIOS E LATICÍNIOS

Introdução

FICHA TÉCNICA
Ramo de Atividade: Comércio
Setor da Economia: Terciário
Tipo de Negócio: Comercialização de frios e laticínios

APRESENTAÇÃO. A loja de frios e laticínios comercializa basicamente frios, laticínios e embutidos, tais como: massas, conservas, compotas, molhos, patês, alimentos semi-prontos ou kits como tábuas de queijos ou frios.

MERCADO. A concorrência é grande e acirrada, principalmente por parte dos supermercados, para enfrentar tal concorrência a diversificação na oferta dos produtos e serviços se faz fundamental.

LOCALIZAÇÃO. Deve-se evitar a constituição do negócio nas proximidades de grandes supermercados, pois os mesmos, por possuírem estrutura de comercialização ampla, podem representar uma concorrência muito forte para o empreendedor que estiver começando a conquistar sua clientela.

INVESTIMENTO. O investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar entre R$18 mil e R$25 mil.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Balcões para atendimento;
- Freezer´s, balcões frigoríficos, cortadores de frios, balanças eletrônicas, geladeiras;
- Expositores e móveis de escritório, etc..

CLIENTE. O consumidor do produto em questão é o cliente de classe média e média alta, que opta por um alimento mais saboroso, de fácil preparo e versátil, podendo compor desde dietas alimentares até pratos mais elaborados.

O FUNCIONAMENTO. No início, a empresa pode trabalhar com uma linha básica de queijos (prato, muzarella, fresco, parmesão) e de frios (presunto, apresuntado, patês, salaminho, salame, mortadela, salsicha).
Depois, o empresário pode agregar outras linhas de produtos, principalmente, em cidades de pouca densidade populacional, com o objetivo de atingir um público mais variado.
A medida que a clientela aumenta, o empresário perceberá a necessidade de diversificar a oferta de mercadorias, incluindo congelados, doces, bebidas e enlatados.

VANTAGENS E DESVANTAGENS. A instalação de um pequeno comércio de frios e laticínios apresenta vantagens e riscos.
As vantagens são: prazo de retorno rápido (entre seis meses a um ano), necessidade de uma pequena área para a instalação da loja e facilidade para diversificar a linha dos produtos, com oferta de conservas e bebidas.
Os riscos são: sazonalidade dos derivados de leite, conservação de produtos perecíveis, concorrência com supermercados e dificuldade de negociação com fornecedores.

MARKETING. Os produtos básicos frios e queijos requerem uma estratégia de marketing peculiar. A política de preços e qualidade, o atendimento personalizado, o ambiente acolhedor e até as sugestões da casa , irão compor o mix de diferenciação frente a concorrência.

O SEGREDO DO SUCESSO. O sucesso deste tipo de empresa está ligado, sem dúvida, ao bom atendimento, à variedade de itens, à qualidade aliada ao preço razoável e à localização.

LEMBRETES IMPORTANTES. Alguns fatores que devem ser levados em consideração por parte do empreendedor, para manter o empreendimento:
- A manutenção de um sistema adequado de compras e estocagem será a garantia da sustentação deste negócio em função de perecibilidade de muitos itens;
- Ter um horário de funcionamento personalizado pode ser o diferenciador definitivo que direcionará o cliente na hora de decidir pela compra.
Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Endereços na Internet:

Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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