CENTRO DE ESTÉTICA.

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Serviços Pessoais
Tipo de Negócio: Prestação de Serviços de Estética
Serviços Ofertados: Tratamentos de pele, da face, do corpo, aplicação de cosméticos com fins medicinais.
Situação de Mercado: Em crescimento.
Investimento: De R$10 a R$150 mil.
Área: 40 m² a 150 m²

O centro de estética é uma empresa prestadora de serviços como: tratamentos rápidos ou terapêuticos, externos, que objetivando a reabilitação ou melhora estética e de saúde dos pacientes, através de cosméticos e equipamentos diversos. Os pacientes passam por avaliações feitas por profissionais habilitados, esteticistas.

MERCADO. A cada dia, mais e mais pessoas estão preocupadas com sua beleza. E mais, a beleza começa a estar associada a sensação de saúde, ou seja, as pessoas procuram na estética sentirem-se com mais saúde. Os centros de estética multiplicam-se a cada dia, sobretudo nas grandes capitais. Mas o mercado ainda tem fôlego para aceitar mais estabelecimentos. Com o ingresso do público masculino e o da 3ª idade a tendência é que haja aumento continuado na procura por estes serviços ainda por alguns anos.

TENDÊNCIA. A entrada de produtos importados de tecnologias avançadas trazidas pelas franquias de empresas com tecnologia internacional e com a crescente importância dada pelas pessoas com a saúde e beleza, este mercado ainda tende a crescer bastante. Um fator de extrema importância é o crescente número de clientes do sexo masculino que atualmente já freqüentam estes estabelecimentos.

PRODUTO. O produto da clínica inclui a utilização dos equipamentos e o serviço prestado pelos profissionais. É fundamental que haja qualidade nos produtos utilizados, na água utilizada, no funcionamento dos equipamentos, no asseio do pessoal e das instalações. A empresa pode avaliar se comercializará, também, os produtos utilizados, e neste caso, deverá providenciar previamente o registro junto ao estado, regularizando a empresa também para o comércio, de acordo com a legislação específica. É fundamental que os profissionais da clínica sejam profissionais habilitados (esteticistas).

ALTERNATIVAS. Outro público com grande poder de compra está cada vez mais tornando-se clientes de clínicas de estética: são os pertencente à 3ª idade. Esta faixa da população tem manifestado grande importância pela saúde e pela estética pessoal. Eles têm tempo e dinheiro para investir em tratamentos dessa natureza. Outro serviço a ser oferecido a qualquer público é massagem relaxante, entre outros. A tecnologia vem trazendo inovações constantes nesta área. A própria evolução da medicina e das pesquisas na área de saúde vem colaborando para o desenvolvimento de novas técnicas e novos produtos. Computadores, câmaras de oxigênio, lasers de altíssima precisão, laser a gás carbônico, cosméticos de 5ª geração. Uma recente e revolucionária técnica vem sendo utilizada no Brasil: o Peeling Ultra-sônico. Este equipamento estimula progressivamente a renovação da pele sem a agressão dos Peelings convencionais.

EQUIPAMENTOS. Alguns equipamentos:
- Peeling Ultra-Sônico Enco: Equipamento para tratamento da pele, que retira manchas e cicatrizes.
- Thermojet Plus: Equipamento para redução de peso e medidas, no combate à celulite e na depilação progressiva.
- Presojet: Destinado para pressoterapia computadorizada, com 20 programas diferentes.
- Presoplus: Versão simplificada do PRESOJET, em dois modelos econômicos.
- Bodyjet: Promove a penetração de produtos oleosos, tônicos, cremosos, gel, emulsões etc., por efeito da ressonância osmótica. Tem ação circulatória e reafirmante, faz lifting facial, corporal e regeneração de tecidos.
- Solarium: Bronzeamento artificial rápido, eficiente e seguro com a linha de equipamentos de melhor relação custo-benefício do mercado.
- Enerjet: Eletro-estimulador, faz ginástica passiva e eletro-acunputura.
- Sonolift: Faz lifting facial sem cirurgia.
- Quintet System: Cabine de estética facial completa.
- Beauty Concept: Sete equipamentos em um. Multifuncional. Totalmente computadorizado.

ESTRUTURA FÍSICA. A escolha de um ponto comercial é essencial. Deverá ser considerado o melhor acesso de clientes, a visibilidade e a proximidade com o público alvo. O espaço necessário dependerá da capacidade de investimento em equipamentos, alguns deles exigem salas próprias e instalações especiais. Toda a parte hidráulica e elétrica, inclusive averiguando a capacidade elétrica do local, deverá ser investigado com o máximo cuidado.

FORNECEDORES. Serão fornecedores de cosméticos e de equipamentos. A aquisição dos cosméticos deve ser feita através dos distribuidores que podem ser lojas/distribuidoras ou grandes empresas que atendam através de representantes comerciais, vendedores. As pequenas distribuidoras concedem crédito mais facilmente, fazendo uso de cheques pré-datados, facilitando o fluxo de caixa para o empresário dono da clínica. Deve ser evitada a aquisição em supermercados, pois os preços são caros, não há prazos de pagamento e as embalagens não são econômicas nem adaptadas às necessidades das clínicas.

Legislação Específica

Por se tratar de uma prestação de serviço torna-se necessário alguns procedimentos tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Inscrição na prefeitura;
- Alvará da Vigilância Sanitária;
Conhecer algumas legislações para este tipo de empreendimento se torna indispensável, tais como, o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas), e o Código de Defesa do Consumidor (adequar os produtos/serviços as normas estabelecidas)
LEI 6.360 de 23.09.76 – Dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmaceuticos e correlatos, cosméticos e outros produtos. No caso da legislação estadual/municipal varia de localidade para localidade.

Anexos

FORNECEDORES

CLINICAP - Terapia capilar, tratando os cabelos contra queda,oleosidade, apsoríase, etc.
Tel.: (0_51) 593-8457 / 311-6389

AEMME COM. IMP. EXP. LTDA
Rua Bento de Andrade, 431 – Jardins – São Paulo – (SP)
CEP 01503-011
Tel.: (0_11) 3887-3636

Endereços na Internet:

Site que comercializa software para controle de centros de estética.
http://www3.sul.com.br/provisual/indexf.htm

Guia de estética.
http://www.estheticline.com.br

Site da Agência de Vigilância Sanitária
http://www.anvisa.gov.br

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br




Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil