LOJA DE RAÇÃO PARA ANIMAIS

Ficha Técnica

Setor da Economia: Secundário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de Rações para Animais
Produtos Ofertados/Produzidos: Rações em geral

APRESENTAÇÃO. O carinho que muitos donos têm pelos seus animais, considerando-os muitas vezes um membro da família, justifica a proliferação de negócios relacionados a eles.
Hoje, as lojas que ofertam produtos para animais se proliferaram pelo Brasil, as loja de rações são uma delas.

MERCADO. O mercado de alimentos para animais continua oferecendo espaço para novos empreendimentos. Mas vale ressaltar que, quando se fala em bichos, não precisa-se necessariamente limitar a vendas no varejo para pessoas que possuem um animal de estimação, mas pode-se também pensar que existe a possibilidade de vendas no atacado, com o fornecimento desses produtos para canis e criadores de diversos outros tipos de animais.

LOCALIZAÇÃO. É bom levar em consideração as facilidades de acesso e a disponibilidade de vagas para estacionar próximo ao ponto comercial. Se houver possibilidade, deve-se oferecer estacionamento no local ou convênio com estacionamentos nas redondezas. Essas lojas têm um raio de alcance pequeno e atingem, em sua maioria, as pessoas que moram nas proximidades.

ESTRUTURA. Manter uma estrutura de comercialização conforme o que determina a lei, significa: mantê-la separada das dependências residenciais ou outras estranhas à finalidade específica do estabelecimento, bem como disponibilizar dependências adequadas à correta conservação e manutenção de limpeza, desinfecção e refrigeração dos produtos.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Balcão de atendimento, prateleiras;
- Telefone, calculadora;
- Banquetas/cadeiras;
- Balanças;
- Veículo;
- Telefone, microcomputador e material de escritório, etc.

INVESTIMENTO. Será fundamental fazer uma avaliação precisa do Capital disponível, para que se possa dimensionar o negócio corretamente. Lembrando que, o investimento irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

PESSOAL. Deverão ser pessoas que tenham conhecimentos sobre animais, de como manejá-los e detectar doenças. É conveniente ter como sócio um veterinário, já que a legislação exige a presença desse profissional no caso de comercialização de produtos veterinários. Com isso, o estabelecimento terá um diferencial para competir com as redes atacadistas.

PRODUTO. O produto básico é a ração, sendo que esta é específica para cada animal, tais como, ração para:
- Aquicultura;
- Bovino;
- Caprinos e ovinos;
- Domésticos;
- Equinos;
- Linha de aves de corte e postura;
- Suinos, etc...

TIPOS DE RAÇÕES. Os tipos de rações são:
- Completas: Cobrem todas as necessidades nutricionais do animal. Garantem qualidade na quantidade certa de ração diária.
- Específicas: São destinadas as necessidades fisiológicas particulares: aleitamento e lactação, por exemplo.

FORNECEDORES. Os fornecedores de rações comercializados pelas lojas de rações são os distribuidores, que costumam visitar os clientes para oferecer a mercadoria.

LEMBRETE IMPORTANTE. Alguns lembretes importantes:
- O mais importante da atividade é adquirir conhecimentos a respeito não somente das rações que se deseja comercializar, mas também do tipo de clientela que se pretende atender e, no caso, um requisito essencial é gostar de lidar com bichos.
- É importante lembrar que, quem compra não consome, mas exige que seu animal de estimação fique plenamente satisfeito com o produto escolhido.

OBS. Para quem estiver pensando somente em revender rações, a dica é ofertar outros tipos de produtos e serviços para atrair a clientela, aproximando-se do perfil de um pet shop.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;
- Registro no ministério da agricultura para comercialização de rações, vacinas e outros produtos veterinários;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
OBS. Se for prestar serviços de vacinação, banho e tosa, será necessária a contratação de um veterinário, neste caso é obrigatória a supervisão de um profissional da área,( Conselho Regional de Medicina Veterinária – Veterinário), visto que a legislação exige a presença desse profissional, ( RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL - Estabelecimentos que armazenem, distribuem, comercializem, importem ou apenas exportem produtos veterinários, estão obrigados a ter um médico veterinário como responsável).

Eventos

Pet Fair – Feira Internacional de Produtos e Serviços da Linha Pet e Veterinária
Data: Outubro
Local: Expo Center - Transamérica - São Paulo – (SP)

Entidades

CFMV – Conselho federal de medicina Veterinária
SCS - Quadra 01 - Bl. E - 30 Ed. Ceará - 14º andar - Brasília - (DF)
70303-900
Tel. (61) 322 7708 / 8196

SINDIRAÇÕES – Sindicato Nacional das Industrias de Alimentos Animais
Rua Cláudio Soares, 160 - Pinheiros - São Paulo - (SP)
05422-030
Tel. (11) 3031 3933

Endereços na Internet:

Conselho Federal de Medicina Veterinária
http://www.cfmv.org.br

Site do IBAMA
http://www.ibama.gov.br/

Site da Aliança Internacional do Animal
http://www.aila.org.br/

Revista de Cães e Cia
http://www.petbrasil.com.br

Site do SINDIRAÇÕES
http://www.sindiracoes.com.br
BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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