LOCADORA DE VEÍCULOS

Introdução

Setor: Terciário
Ramo de Atividade: Locação de Veículos
Investimentos: de R$ 60 mil até R$ 120 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 10 mil até R$ 170 mil

A locação de veículos é uma atividade comercial de prestação de serviços, cujo objetivo principal é atender às necessidades de locomoção de pessoas e empresas, com rapidez, facilidade e economia. Hoje, viajando a negócio ou a lazer, ficando sem o seu próprio veículo, ou necessitando de um maior e mais adequado, é comum encontrar pessoas que habituaram-se a alugar carros. A comodidade está cultivando este hábito. É muito simples alugar: é só escolher o veículo desejado e fazer a reserva.

CENÁRIO. Com a perspectiva de melhora no turismo interno para as férias, o setor de locadoras de automóveis poderá ganhar um impulso a mais nos próximos meses. “Já notamos um crescimento significativo nas locações de veículos no mês de dezembro. No ano que vem, o mercado deve crescer no mínimo os mesmos 17% desse ano. Mas, esperamos ainda mais”, diz Alberto de Camargo Vidigal, presidente da ABLA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS LOCADORAS DE AUTOMÓVEIS. Segundo ele, esse aumento nas viagens pelo Brasil deve estimular principalmente o crescimento das pequenas e médias locadoras. “Nas cidades que vivem de turismo, o mercado para os pequenos empresários é ainda maior do que nas grandes capitais. Esse é um momento oportuno para as locadoras de veículos crescerem”, diz.

MERCADO. As locadoras estão dispostas a aproveitar o grande potencial do mercado brasileiro. Com suas operações ajustadas à nova realidade econômica, elas prometem ser diferentes. A estratégia está focada em alguns fatores que vêm estimulando os negócios das locadoras: empresas interessadas em enxugar gastos, o setor de turismo que avança e a globalização sinalizam o crescimento desse mercado.

TERCEIRIZAÇÃO – A maior fonte de renda das locadoras de automóveis, representando em média 60% dos aluguéis, é a terceirização da frota, que foi impulsionada pelas privatizações e pela entrada de investimentos estrangeiros no Brasil, que trazem a cultura da terceirização como instrumento para a redução de custos. Muitos empresários brasileiros também estão descobrindo essa possibilidade , diz o presidente.

LOCALIZAÇÃO. A operação em aeroportos ou em suas proximidades é considerada estratégica pelos franqueadores, por dar visibilidade e mais competitividade ao negócio. Além de absorver o movimento de passageiros e clientes de empresas que começam a se instalar na região. Outra sugestão é a operação nas praias, que pode ser tão apreciada quanto a operação em aeroportos com a vantagem de gerar custos menores.

INVESTIMENTO. O investimento inicial gira em torno de R$ 120 mil, com gastos na compra de equipamentos e instalações (10 carros, 1 aspirador, fax, 3 telefones e área de 150 m2). Segundo especialistas, financiar metade dos veículos da empresa através de consórcios ou leasing é uma boa estratégia para renovar a frota e aumentar o número de carros sem investir muito. Com os recursos do financiamento, as locadoras podem comprar das montadoras, pois são classificadas como frotistas.

PONTO DE EQUILÍBRIO - Segundo o diretor superintendente da ABLA, Luiz Cabral, o ponto de equilíbrio para uma pequena locadora de veículos é ter cerca de 50 carros disponíveis para a locação. “É um negócio que exige capital intensivo.” Mas, ele destaca também que é possível começar com menos automóveis, e, de preferência, sem fazer dívidas. “Outro nicho pouco explorado é o aluguel de caminhões”, avisa.

COMO FUNCIONA.

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
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