CHURRASCARIA

Introdução

FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Churrascaria
Tipo de Negócio: Restaurante especializado em churrasco

APRESENTAÇÃO. Uma churrascaria moderna trabalha hoje com pelo menos dez tipos de carnes diferentes, isso sem falar do serviço de acompanhamento do churrasco e das outras mercadorias, especialmente bebidas, adquiridas de terceiros.
A importância do churrasco na moderna sociedade brasileira pode ser comprovada também nos restaurantes comuns. A churrascaria é cada vez mais uma opção para almoços rápidos, reuniões familiares ou de pessoas que trabalham na mesma empresa.
Mas hoje, quando se fala em churrasco, está se falando de uma variedade de carnes que pode passar de vinte espécies diferentes e um bufê real, às vezes com quase 30 saladas e acompanhamentos diferentes.

MERCADO. O Brasil é nada menos do que o campeão mundial de produção de carne. O rebanho brasileiro, de 165 milhões de cabeças, só perde para o da Índia, que tem 245 milhões. Mas como naquele país não se abatem vacas por motivos religiosos, o brasileiro é o maior rebanho comercial do mundo. O consumo "per capita" de carne entre os brasileiros também é um dos 10 maiores do mundo: 34,5 quilos por ano. Por esses dados não é difícil concluir que vender carne para churrasco, no Brasil, é um excelente negócio.

ESTRUTURA. A estrutura básica deve contar com uma área de aproximadamente de 200 m2, distribuída em três ambientes distintos: uma área de atendimento (mesas), uma área de apoio (serviços) e uma área de armazenagem.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos são:
- Mesas e cadeiras;
- Churrasqueiras a gás ou carvão;
- Freezer’s com capacidade de 600 litros;
- Geladeiras;
- Fogões industriais;
- Materiais diversos de cozinha (talheres, equipamentos em geral – Liquidificador, processador, etc..)
- Chopeiras, etc.

INVESTIMENTOS. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar em torno de R$200 Mil.

MÃO DE OBRA. A mão-de-obra, que como em qualquer outro ramo de negócio, é de fundamental importância para o sucesso de uma churrascaria. Além do pessoal da retarguarda - churrasqueiros, cozinheiros, nutricionistas, gerentes - , deve-se ter excelentes atendentes públicos - garçons (ou passadores de carne), recepcionistas, manobristas, músicos, maîtres, etc. . Afinal, são essas pessoas que vão fazer o churrasco ficar mais saboroso e dar calor humano à churrascaria.

LOCALIZAÇÃO. Ter uma boa localização é de fundamental importância para uma churrascaria, visto que diversos fatores influenciam neste tipo de empreendimento, como por exemplo, o ponto comercial que recebe diretamente o sol tarde não é indicado, já que será muito quente e consequentemente desconfortável.

A MATÉRIA PRIMA. Fazer um levantamento dos fornecedores dos ingredientes que se vai necessitar para produzir o rodízio e os pratos de apoio, é de extrema importância. O ingrediente básico, a carne, deve ser comprada de fornecedores gabaritados nacional e até internacionalmente. Os perecíveis, legumes, verduras, frutas, etc., podem ser comprados em atacadistas do Ceasa e devem ser adquiridos diariamente.
A qualidade dos ingredientes que se vai utilizar vai definir o resultado final do seu produto.

O COMEÇO. Para o inicio do empreendimento, deve-se ter um cardápio limitado a 10 tipos de carnes e um bufê de frios e saladas. As melhores bebidas para acompanhar um churrasco são refrigerantes e o chope. Mas é importante ter à disposição do cliente uma carta com dez tipos de vinho, uísque nacional e estrangeiro (12 anos), além de licores digestivos.

ALGUNS SEGREDOS. O segredo básico deste empreendimento é o de se preocupar com o cliente, além é claro, de se ter muita higiene, só comprando carne que passe por inspeção sanitária e produtos de primeira qualidade, ter bons nutricionistas e um excelente processo de congelamento.

Legislação Específica

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Este empreendimento esta submetido a uma rigorosa legislação de controle sanitário. As principais exigências dizem respeito às instalações, condições de manipulação e de armazenamento de produtos. Toda a carne deve ser previamente inspecionada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). As congeladas embaladas devem ter etiquetas que identifiquem origem, tipo de corte, data de embalagem e prazo de validade.
Para maiores informações consultar a ANVISA.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SEPN 515, Bloco B - Edifício Ômega - Brasília - (DF)
70.770-502
Tel. (61) 448 1326 / 1327 / 1303 / 1321

Endereços na Internet:
Site da ANVISA
http://www.anvisa.gov.br

Site Informativo
http://www.manualdochurrasco.com.br/

Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/

Site informativo
http://www.churrasco.com.br/

BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br




Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil