RECICLAGEM DE ENTULHO

Introdução

APRESENTAÇÃO. Os resíduos (entulhos) de uma construção ou demolição (sobras de concreto, blocos, tijolos, etc) podem ser reutilizados como areia ou pedra, após passarem por um processo de trituração. Esse material reciclado, denominado agregado, apresenta um custo menor de produção do que os agregados naturais. Porém, sua qualidade é inferior, em função da alta heterogeneidade e contaminação por materiais indesejáveis. Assim, os agregados reciclados só têm sido utilizados em peças de concreto ou argamassas sem função estrutural, como revestimentos, guias, em sub-bases de pavimentos de rodovias, etc...

MERCADO. Nos EUA, Japão, França, Itália, Inglaterra e Alemanha e outros países a reciclagem de entulho já se consolidou, com centenas de unidades instaladas. No Brasil, o reaproveitamento do entulho é restrito, praticamente, à sua utilização como material para aterro e, em muito menor escala, à conservação de estradas de terra.

O QUE É A RECICLAGEM. Reutilização de resíduos especialmente, os não renováveis
através de recuperação ou reprocessamento. Baseando-se na reintrodução de resíduos num processo produtivo, seja este de fundo econômico ou cultural, resultando em um novo produto pronto para o consumo.

SEUS BENEFÍCIOS. Os principais benefícios gerados pela reciclagem são:
- A diminuição da problemática do lixo;
- Proteção do meio ambiente;
- Redução dos desperdícios, etc...

O ENTULHO. Consiste nos resíduos de construção e demolição, tais como: concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes etc. Muitos desses materiais e a maior parte do asfalto e do concreto utilizado em obras podem ser reciclados.

SUA APLICAÇÃO. As propriedades de certos resíduos ou materiais secundários possibilitam sua aplicação na construção civil de maneira abrangente, em substituição parcial ou total da matéria-prima utilizada como insumo convencional. No entanto, devem ser submetidos a uma avaliação do risco de contaminação ambiental que seu uso poderá ocasionar durante o ciclo de vida do material e após sua destinação final.
- Grandes pedaços de concreto podem ser aplicados como material de contenção para prevenção de processos erosivos na orla marítima e das correntes, ou usado em projetos como desenvolvimento de recifes artificiais.
- O entulho triturado pode ser utilizado em pavimentação de estradas, enchimento de fundações de construção e aterro de vias de acesso.

INVESTIMENTO. Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento.

EQUIPAMENTOS. Os equipamentos básicos consistem de um equipamento triturador de resíduos e na aquisição de veículo de transporte de materiais, além é claro dos equipamentos da parte administrativa (computadores, móveis de escritório, etc..)

LEMBRETES IMPORTANTES. Alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de se iniciar o empreendimento;
- A decisão de abrir uma empresa para reciclagem de entulho deve levar em conta a análise cuidadosa da aceitação do mercado para um produto de qualidade inferior. Além disso, o empreendedor precisa ter conhecimentos básicos da tecnologia de processamento de areia, pedra, concreto e argamassas;
- É conveniente, estudar a possível composição e qualidade do entulho, antes de sua utilização;
- Visitar empresas do ramo.
Legislação Específica

Independentemente do tipo de materiais que serão reciclados, o empreendedor deverá tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições fisicas).

Entidades
MMA – Ministério do Meio Ambiente – CONAMA
Esplanada dos ministérios, Bl-B , 5º a 9º andar – Brasília – (DF)
70068-900
Tel. (61) 317 1433 / 317 1392

CIRS - Centro de Informação sobre Resíduos Sólidos
Ladeira da Glória, 98 - Glória - Rio de Janeiro – (RJ)
22211-120
Tel. (21) 265 5747

CEMPRE- Compromisso Empresarial para Reciclagem
Rua Pedroso Alvarenga, 1254, cj. 52 - São Paulo - (SP)
04531-004
Tel. (11) 852 5200
Endereços na Internet:

Site Informativo
http://www.sucataonline.com.br

Site Informativo
http://www.recicloteca.org.br/

Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br/

Site Informativo
http://www.cempre.org.br/
BIBLIOGRAFIA
- Pesquisas Tips - Sebrae - Pequenas Empresas, Grandes Negócios - IPT - Tudo (Folha de S.Paulo) - Negócios (O Estado de S. Paulo) - Empreendedor - Exame SP - Exame - Tudo - Estado de Minas - Marketeer - Google - Wikipédia - Ministério do Trabalho e Desenvolvimento
Esse arquivo foi gentilmente enviado por usuários do Emprega Brasil. Caso tenha arquivos que contribuam com a empregabilidade ou rentabilidade, nos envie através do e-mail: arquivos@empregabrasil.org.br




Emprega Brasil | © 2013 Todos direitos reservados. Brasil